Aaron Perris, colaborador do MacRumors, descobriu uma referência ao Captive Assist no código do primeiro beta para desenvolvedores do iOS 26 , mas a Apple ainda não habilitou o recurso. Ele deve estar disponível quando a atualização do software for lançada, ainda este ano.
Em sua newsletter Power On do mês passado, Mark Gurman, da Bloomberg , afirmou que a Apple estava trabalhando em um recurso que sincronizaria informações de login em redes Wi-Fi cativa entre iPhone, iPad e Mac. Isso significa que, se você for solicitado a preencher um formulário web em um dispositivo Apple antes de se conectar a uma rede Wi-Fi pública em um hotel, aeroporto ou cafeteria, essas informações seriam compartilhadas automaticamente com seus outros dispositivos Apple.
Em última análise, esse recurso Captive Assist tornará a conexão a redes Wi-Fi públicas mais conveniente no iOS 26, iPadOS 26 e macOS Tahoe.
Em seguida, o iOS 26 e o iPadOS 26 adicionam suporte ao Wi-Fi Aware, que é essencialmente o equivalente padrão da indústria à tecnologia Apple Wireless Direct Link, por trás do AirDrop e do AirPlay. A Apple está disponibilizando uma estrutura Wi-Fi Aware para desenvolvedores, permitindo que aplicativos da App Store ofereçam conexões ponto a ponto entre dispositivos Wi-Fi, sem necessidade de conexão com a internet ou ponto de acesso. O Wi-Fi Aware permitirá que aplicativos de terceiros ofereçam novos recursos integrados para transferências de arquivos em alta velocidade, streaming de mídia, compartilhamento de tela e muito mais.
A Apple era obrigada a oferecer suporte ao Wi-Fi Aware no iPhone e no iPad na UE, de acordo com os termos da Lei de Mercados Digitais. De fato, a Comissão Europeia declarou especificamente que o iOS e o iPadOS devem permitir alternativas ao AirDrop e ao AirPlay até o final do próximo ano. Conforme observado pelo 9to5Mac , a estrutura do Wi-Fi Aware parece atender a esses requisitos. A Apple, na verdade, deu um passo além ao disponibilizar a estrutura do Wi-Fi Aware em todo o mundo.
A Apple diz que os seguintes dispositivos são compatíveis com a estrutura Wi-Fi Aware:
- iPhone 12 e posterior
- iPad (10ª geração) e posterior
- iPad mini (6ª geração) e posterior
- iPad Air (4ª geração) e posterior
- iPad Pro 11 polegadas (3ª geração) e posterior
- iPad Pro 12,9 polegadas (5ª geração) e posterior
Fonte: MacRumors